Aplicativo falso no Facebook rouba informações dos usuários

Se aproveitando do design semelhante ao do Facebbok, um aplicativo que supostamente protege as contas da rede social está na verdade roubando informações pessoais dos usuários. O objetivo é obter ganhos financeiros. Segundo a Norton, empresa especializada em segurança na área de TI, o app serve como ponte para um site de phishing.

De acordo com o Norton Cybercrime Report, nos últimos doze meses, 40% dos usuários brasileiros de redes sociais foram vitimas de crimes virtuais nesta plataforma. Por isso, os internautas devem ficar atentos à ameaça.

O app induz aos usuários à se logarem em suas contas da rede social, inclusive digitando o código de confirmação. Com isso, os internautas teriam acesso ao aplicativo e, consequentemente à falsa proteção:

Porém, dá para perceber que os cibercriminosos fizeram um trabalho de design precário, já que o código de confirmação gerado, quando o usuário se cadastra, é sempre o mesmo: 7710. Outro artifício empregado no app para mascarar o seu teor falso é a informação de que a rede social cadastrada estaria segura em 24 horas:golpes nas plataformas sociais e, de modo geral, na web, a empresa especilizada em segurança dá algumas dicas:

Nunca clique em links suspeitos em mensagens de email;
Cuidado ao oferecer informações pessoais ao responder um email;
Não insira dados sigilosos em qualquer pop-up que aparece no navegador principal;
Somente disponibilize informações em sites que tenham “https” no endereço da web ou um cadeado de proteção;
Utilize software de segurança original e atualizado em seus equipamentos conectados à internet;
Sempre relate sites e e-mails falsos. Qualquer desconfiança de phishing no Facebook pode ser denunciado ao [email protected]

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Recentes

outubro 2021
DSTQQSS
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31 
Categorias