Antibiótico não alivia tosse, diz estudo

A amoxicilina, antibiótico frequentemente prescrito a pacientes com infecções no trato respiratório, não é eficaz em tratar sintomas do problema, como a tosse persistente, por exemplo. Mais do que isso, o uso excessivo desse tipo de medicamento pode ser prejudicial, uma vez que entre seus possíveis efeitos adversos estão vômito, diarreia e o desenvolvimento de resistência a remédios. De acordo com um estudo da Universidade de Southampton, na Grã-Bretanha, publicado na revista médica The Lancet, porém, o uso desse antibiótico não deve ser dispensado quando há suspeita de pneumonia.

A infecção do trato respiratório, ou pulmonar, costuma ser tratada com cuidados primários de saúde. Embora a maior parte dessas infecções seja atribuída a vírus, ainda não é totalmente comprovado se antibióticos são, de fato eficazes em combater a condição. Até agora, segundo o artigo, os resultados de estudos feitos em torno desse assunto foram conflitantes.

A nova pesquisa avaliou 2.061 adultos de 12 países europeus diferentes que apresentaram alguma infecção pulmonar e tosse persistente há mais de 28 dias. Parte dessas pessoas foi aleatoriamente designada a um tratamento com amoxicilina e o restante recebeu placebo. Os sintomas dos pacientes foram avaliados no início do estudo e eles mantiveram um diário onde relataram a melhora, ou o avanço, desses quadros, como tosse, nariz entupido e falta de ar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Recentes

março 2024
D S T Q Q S S
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31  
Categorias