Notas

Alegria, alegria! Caetano, 70 anos

Compartilhe:

Alegria, alegria! Caetano, 70 anosDeu em Anselmo Góis:

Sem lenço, sem documento, nada no bolso ou nas mãos, Caetano deixou Santo Amaro (BA) e ganhou o mundo com sua poesia, música e inteligência. A Música Popular Brasileira nunca foi a mesma depois que o baiano lançou seu primeiro álbum, em 1967. No ano seguinte, enquanto o mundo se dividia entre apocalípticos e integrados, ele fez sua própria revolução como mentor e porta-voz do Tropicalismo. Traduziu a brasilidade para um povo em sua eterna busca de identidade. “Por entre fotos e nomes, sem livros e sem fuzil, sem fome, sem telefone, no coração do Brasil”. Pacificador com alma de guerrilheiro, Caetano abalou as convenções, posou de rei de revoluções, subverteu complexos, encantou gerações.

O superbacana nasceu Caetano Emanuel Viana Teles Veloso no ano da graça de 1942, quinto dos oito filhos de seu Zezinho e dona Canô. Veio ao mundo no mesmo ano em que Paul McCartney e Jimmy Hendrix, que já partiu dessa para melhor, em 1970. Vinte e quatro dias depois que Caetano nasceu, o Brasil entrava na Segunda Guerra Mundial. Pode-se dizer que Caetano sobreviveu a uma guerra mundial, a duas ditaduras, uma delas exilado.

Do blogue: salve, salve grande Caetano! Tenho suas principais músicas. Entre elas, a que mais gosto: Você é Linda! Vamos curtir:

1 comentário em "Alegria, alegria! Caetano, 70 anos"

    acariense sofrido (site)
    07/08/2012 às 16:18

    E agora? vamos mudar..

    205272

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *