Águas do Eixo Norte chegam a Brejo Santo (CE), de onde seguem para a Paraíba e RN

8435543f a7b7 474c a68d 87552d8f0655 Águas do Eixo Norte chegam a Brejo Santo (CE), de onde seguem para a Paraíba e RN

As águas do Eixo Norte do Projeto de Integração do Rio São Francisco passaram do vertedouro do Reservatório de Jati e chegaram, nesta sexta-feira (6), ao Reservatório Atalho, em Brejo Santo (CE). Desde o dia 27 de outubro, quando foi retomada a pré-operação do trecho, as águas do Velho Chico voltaram a encher as estruturas do Eixo Norte e, a partir de agora, seguirão para a cidade cearense de Mauriti e para os estados da Paraíba e do Rio Grande do Norte.

O bombeamento estava suspenso desde o rompimento de um conduto na Barragem de Jati, no Ceará, em agosto deste ano. Depois do rebaixamento do vertedouro, o fluxo das águas foi liberado na última semana de outubro. Com isso, a Estação de Bombeamento EBI-3, localizada em Salgueiro (PE), foi acionada, permitindo a retomada da pré-operação do Eixo Norte.

A primeira estrutura localizada na Paraíba é o Reservatório Morros, na cidade de São José de Piranhas. Após passar pelos reservatórios de Boa Vista e Caiçara, a água chega a Cajazeiras, no Reservatório Engenheiro Ávidos. Dali, alcança o leito do Rio Piranhas-Açu, que faz o transporte natural até o Reservatório Armando Ribeiro Gonçalves, já no Rio Grande do Norte. Também pelo Rio Piranhas-Açu, a água chega à Barragem Oiticica, que está em execução.

Projeto São Francisco

O Projeto de Integração do Rio São Francisco soma 477 quilômetros de extensão e é o maior empreendimento hídrico do Brasil. Quando todas a estruturas e sistemas complementares nos estados estiverem em operação, cerca de 12 milhões de pessoas serão beneficiadas em 390 municípios de Pernambuco, Paraíba, Ceará e Rio Grande do Norte.

O Eixo Leste, com 217 quilômetros de extensão, está em funcionamento desde 2017 e abastece 1,4 milhão de pessoas em 46 cidades pernambucanas e paraibanas. Os investimentos da União em todo o Projeto São Francisco já alcançaram R$ 10,8 bilhões.

4 respostas

  1. Agora não é lorota. Vai acontecer no nosso RN. O que o sertanejo espera: Águas do São Francisco para o desenvolvimento do nosso querido povo do Rio Grande do Norte. Deus quer e o homem vai realizar. Parabéns ao governo Bolsonaro. Vai acabando com a corrupção, que só atrasa o povo sertanejo, que vivia de promessas não realizadas.

  2. Agora não é lorota. Vai acontecer no nosso RN. O que o sertanejo espera: Águas do São Francisco para o desenvolvimento do nosso querido povo do Rio Grande do Norte. Deus quer e o homem vai realizar. Parabéns ao governo Bolsonaro. Vai acabando com a corrupção, que só atrasa o povo sertanejo, que vivia de promessas não realizadas. Tem que ficar atentos em sabotagens.

  3. Eu não sei como o Francisco do PT ainda não pegou uma carona na vazão dessa água dizendo q tá agilizando a transposição

  4. O reconhecimento ao homem que realiza deveria ser uma atitude natural. Mas não é. No Brasil, o contra se acha o máximo e criticar é a sua magia. Vamos vê o que diz esse pessoal agraciado com a vida(água). Miséria nunca mais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Recentes

janeiro 2021
D S T Q Q S S
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31  
Categorias

Senão piora, viu Agripino?

Do senador José Agripino Maia: “Minha relação com Garibaldi continua, como sempre, muito boa, e a minha relação com o pré-candidato Carlos Eduardo continua muito

Leia Mais

Paulo Guedes também ?

Não é só Eduardo Bolsonaro que receberá o título de cidadão natalense. Os vereadores de Natal aprovaram nesta quinta-feira (12), a concessão da honraria para

Leia Mais