Agência investiga causas de apagões em Caicó

A Agência Reguladora de Serviços Públicos (Arsep/RN) está investigando o motivo que ocasionou o apagão de 14 horas em Caicó (em 20 de novembro) e outras ocorrências do gênero que tem se tornado frequente para o consumidor de energia elétrica no Rio Grande do Norte.

O órgão responde pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) dentro do estado potiguar e seu superintendente, Luiz Eduardo Farias, disse que todos os casos de grandes apagões gerados por problemas internos da rede administrada pela Cosern serão analisados.

“O apagão de quarta-feira (146 cidades ficaram sem energia elétrica por quase uma hora) foi ocasionado pela Chesf, por isso não vamos investigar”, lembrou. Luiz Eduardo adianta que mesmo sem ter concluído a análise de Caicó, o problema dos apagões constantes na região do Seridó são intensificados pela falta de rede interligada.

“Já solicitamos várias vezes que a Chesf interligue as duas redes  básicas que fornecem energia para a Grande Natal e interior”. Assim, quando há problemas em uma rede, a outra a substitui de forma temporária, até a situação ser normalizada.

“A Chesf sabe do problema, mas sempre alega que falta verba”. A Arsep realiza pelo menos seis fiscalizações anuais na rede de fornecimento da Cosern. Quando é detectada alguma irregularidade, a  concessionária é notificada. “Nossas solicitações têm sido atendidas pela Cosern, caso não aconteça há multas previstas”.

O apagão de Caicó foi ocasionado por um defeito em uma linha de distribuição rural às 14h40 do dia, que interrompeu o fornecimento de energia a Currais Novos, Caicó e Acari.

Reclamações dos consumidores, segundo estatísticas da própria concessionária, têm duas origens principais. Uma é de cunho comercial, que são problemas com faturas.

O segundo é a falta de energia. Para se ter uma ideia, em 2009 foram mais de 105 mil reclamações registradas na concessionária, em um universo de 1,4 milhão de consumidores, uma média de 9,8 reclamações a cada 100 mil consumidores (em 2008 a média foi de 10,5).

Com informações do Seridó Agora

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Recentes

março 2024
D S T Q Q S S
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31  
Categorias