Advogado da União diz que inaugurar obras não é fazer campanha eleitoral

A inauguração de obras pelos governos federal e estaduais em ano eleitoral não configura propaganda, diz o advogado-geral da União ministro Luiz Inácio Lucena Adams (na foto), que considera tais atos uma prestação de contas da administração à sociedade.

Segundo ele, tais eventos significam falar do governo, e isso não é vedado pela legislação eleitoral. Adams disse que em tais ocasiões, o governante cumpre um papel institucional que a própria sociedade exige. Ele ressaltou que, atualmente, além de obras federais, estão sendo inauguradas obras dos governos estaduais e municipais, alguns deles integrantes da oposição.

Adams comentou o assunto hoje (22), durante encontro com jornalistas na AGU. Ele respondeu a uma pergunta sobre a representação apresentada por partidos políticos ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a ministra Dilma Roussef, chefe da Casa Civil, sob a alegação de que ambos estariam fazendo campanha eleitoral antecipada, ao inaugurar obras em todo o país. Adams acredita que, a exemplo de representações anteriores, essa também deverá ser arquivada.

Adams informou que, até o mês de fevereiro, será lançada uma cartilha com orientações sobre o comportamento dos agentes públicos durante a campanha eleitoral deste ano. Elaborado em parceria com o Ministério do Planejamento, a Casa Civil e a Controladoria-Geral da União, o manual tratará de questões como a liberação de dinheiro, o uso de órgãos públicos e a participação de agentes públicos nas campanhas.

5 respostas

  1. Depende do que se fala na inauguração. Lula está pedindo voto descaradamente, inclusive dizendo que precisa continuar o seu trabalho. Claro que todo governante continua no que acha que está dando certo, como ele, achou que a politica neoliberal de FHC era melhor continuouu e gerou um bocado de analfabeto de mãos estiradas esperando suas esmolas. Pq é isto que significa os seu programas sociais de governo. Não acrescentou nada na vida das pessoas.

  2. Acho que inaugurar obra antes do período eleitoral não se configura crime eleitoral, tendo em vista que não existe impedimento legal. E se fosse eu diria o seguinte, fechem as portas dos palácios estaduais e municipais também, pois a festa esta dada já faz tempo, tendo em vista as eleições de 2010, não é verdade? vejam o que sai nos Blog´s?

  3. O poder muda tuda na vida de uma pessoa. Se fosse no tempo que o “papudin” era oposição ele estaria dando pulo de todo tamanho. Pedindo cassação de presidente, etc… É o poder meu amigo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Recentes

abril 2024
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  
Categorias

A ausência de Vivaldo Costa

  A ausência do ex-deputado estadual Vivaldo Costa (PV), considerado o principal líder político do sistema governista em Caicó, foi notada e comentada durante o ato

Leia Mais