A volta por cima: o Vasco é, de novo, um time grande

Deu na Veja

Nas pesquisas que tentam medir o tamanho das principais torcidas brasileiras, o Vasco da Gama costuma figurar entre a quarta e a quinta colocação, atrás de Flamengo, Corinthians e São Paulo, disputando ombro a ombro com o Palmeiras. Nos últimos anos, porém, a agremiação fundada em 1898 ficou muito menor – pelo menos quando se trata dos resultados no futebol. Depois de abrir a década de 2000 em alta, com um título brasileiro, o clube mergulhou num período de profunda instabilidade, culminando com o rebaixamento para a Série B em 2008. Na temporada 2011, no entanto, o Vasco concluiu um difícil processo de recuperação – e, neste domingo, encerrou uma excelente campanha no Brasileirão, conquistando o vice-campeonato e mostrando que está de volta ao rol dos grandes clubes.

Presidido pelo ex-craque Roberto Dinamite, ídolo máximo da torcida vascaína, o clube montou uma equipe forte e competitiva, que uniu a juventude do novo ídolo Dedé à experiência de velhos conhecidos, como Felipe e Juninho Pernambucano. O goleiro Fernando Prass, o meia Diego Souza e os atacantes Eder Luís, Alecsandro e Bernardo também foram importantes em momentos decisivos. Mais que formar uma equipe que deu certo, o Vasco de 2011 aproveitou ao máximo seus recursos. Apesar da concorrência de times mais fortes, conquistou a Copa do Brasil no primeiro semestre, e mesmo tendo conseguido um de seus principais objetivos para o ano – a vaga na Copa Libertadores do ano que vem -, quebrou a tradição dos times que levantam uma taça importante na primeira metade do ano e passam o Campeonato Brasileiro só pensando no ano seguinte. Para o Vasco, a Copa do Brasil não era o bastante – o campeonato nacional também estava na mira.

A campanha da equipe carioca foi menos regular que a do seu principal rival na competição, o Corinthians. Ainda assim, o time nunca se ausentou da briga pelo título, insistindo que seria possível fechar o ano com as duas principais conquistas nacionais em um mesmo ano – algo que não acontece desde 2003, com o Cruzeiro comandado pelo craque Alex. No meio do caminho, o episódio do afastamento forçado do técnico Ricardo Gomes, vítima de um AVC durante uma partida do Brasileirão, chegou a balançar o elenco, mas serviu também para unir os jogadores e fortalecer ainda mais o grupo na briga por um objetivo comum a todos. Com o auxiliar de Ricardo, Cristóvão Borges, na vaga de técnico interino, o time seguiu firme na disputa. E somou pontos suficientes para deixar claro que os tempos sombrios do cartolão Eurico Miranda estão, definitivamente, no passado. De novo, o Vasco não é grande só na torcida, mas no campo também.

12 respostas

  1. Ô, sina da mulesta dos cachorros…eternamente vice…mas, Xerife, num desanime, não, que tem time pior. O mekinha, por exemplo, nem vice é, e faz tempo, viu…
    O Vasco levou a Copa do Brasil no apito. O Mais Querido foi vergonhosamente garfado em pleno Maracanã.
    Teve outros jogos nos quais o Vasco também foi beneficiado pelo apito.
    Daqui a pouco o Vasco vai ser conhecido como o time do apito.

  2. Robson, prepare aí a garapa para os Vascaínos se acalmarem !! Lembre-se de tomar muito pra não ter um enfarte com tantas decepções!! kkkkkkkkkkkkk

  3. a xerife vc é vice com muito orgulho e muito amor sempre!é rotina já!kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  4. Meu amigo Xeriff está equivocado, o vasco Xerife, sempre foi grande, muito maior que Eurico Miranda porem Eternamente Vice. hi hi hi hi hi hi hi

  5. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk isso é orgulho? vice?

  6. Vice no Brasil é muito importante, quandos vices já assumiran o poder, é assim mesmo, é por esse motivo que o VASCO eternamente VICE.
    A NAÇÃO RUBRO NEGRA, mandou confecionar um TROFEU especial.
    VASCO DA GAMA – ETERNO VICE CAMPEÃO
    VICE CAMPEÃO BRASILEIRO/20111

  7. Oooooooooooooooooohhhhhhhhh vie de novo. ooooooohhhhhh vice de novo. Faz o seguinte foge do flamengo na libertadores.

  8. O bom de ser VASCO é o orgulho de anunciar que é VASCO.
    Enquanto, a URUBUSADA tem vergonha de anunciar que é FLAMENGO. No mínimo triste.

  9. Nobre Xerife, já admirava bastante e agora sabendo que é vascaíno, só aumenta suas qualidades!

    Aos desavizados flamenguista, façam uma pesquisa que eterno vice(Fla)e vice tambem no Brasil perdendo para America/RN.estamos falndo em termos de vice campeonatos.

  10. Nobre xerife: venho trazer um abraço de solariedade ao inlustre , e pedi pedão pelo meu mengão ter botado água no
    chopp da galera do trem descarrilhado da colina. Foi mau
    desculpa ai kkkkkkkkkkkkk dá-le mengão viva a urubuzada.
    saudações flamenguista. Valeu xerife um abraço.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Recentes

abril 2024
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  
Categorias

Dilma: a candidata do pesadelo

Do empresário caicoense Tarcísio Melo, o Vaca Velha, numa visão bem-humorada da política: “Aécio pode não ser o candidato dos meus sonhos, mas Dilma é

Leia Mais

Aê tá certo!

Por 8 votos a 2, o plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu que condenados que não são punidos com pena de prisão, mas somente

Leia Mais