A nova posição de Vivaldo Costa e o desafio de sua eleição

Vivaldo Costa (PR) surpreendeu os observadores da política estadual quando anunciou o apoio à senadora Rosalba Ciarlini. Aliás, não faltaram motivos para a surpresa.

Vivaldo sempre se mostrou próximo à governadora Wilma de Faria (PSB) e, como todos sabem, o candidato dela é Iberê Ferreira de Souza (PSB). A governadora, dizem os mais próximos, sequer recebeu uma ligação prévia dele sobre o seu novo posicionamento político. Vivaldo também contrariou o deputado federal João Maia que, mesmo continuando a dobradinha com ele, fará campanha no palanque de Iberê.

A aposta do Papa-jerimum é reatar a boa amizade que teve com Carlos Augusto Rosado, esposa da senadora e protagonista mais influente na vida política dela. Vivaldo e Carlos Augusto foram deputados no mesmo período e, por muitos anos, aliados do senador José Agripino Maia (DEM).

Vivaldo também espera contar com o deputado estadual Robinson Faria (PMN), provável candidato a vice-governador de Rosalba. Os dois também foram companheiros de Assembléia Legislativa em várias legislaturas. Robinson – esperam os vivaldistas – deve indicar novas bases, fora do Seridó, para fortalecer a eleição de Vivaldo.

O fato é que o palanque de Rosalba, no Seridó, já está ocupado por boa parte do PMDB, grupo a quem Vivaldo sempre se opôs em campanhas eleitorais. Em vários municípios, como Acari, Jardim do Seridó, São José do Seridó, Serra Negra do Norte e Jardim de Piranhas as lideranças ligadas a Vivaldo são adversários dos que apóiam Rosalba Ciarlini.

O desafio do Papa é continuar contando com as lideranças que já estavam com ele para a campanha de deputado estadual, mesmo considerando as diferenças no palanque. Haverá, provavelmente, situações onde ele não acompanhará a agenda de Rosalba. Fará agenda própria nos municípios onde há maior conflito. Em outros, talvez, receberá novos apoios decorrentes do palanque rosalbista.

Para que o novo arranjo se consolide, o político caicoense terá que utilizar toda a sua experiência e habilidade. Não será um contorno automático. A política mudou. As lideranças exigem maior atenção e, na maioria das vezes, a realidade local sobrepõe os interesses municipais aos cenários estadual e federal.

Por Josenildo Carlos

2 respostas

  1. O teatro está montado, a peça é antiga, o enredo o mesmo, na véspera da eleição assim por volta da 20:00 horas sai uma pesquisa bombástica ” Vivaldo Costa na frente de todos os demais candidatos com 10% de vantagem ” adivinha que divulgará a pesquisa? E quem pagará pela pesquisa? tchantchantchantchan.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Recentes

abril 2024
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  
Categorias

Rosalba em Brasília

A prefeita de Mossoró Rosalba Ciarlini está em Brasília (DF) onde participa da XX Marcha em Defesa dos Municípios. Dessa vez ela não transferiu o cargo para

Leia Mais