59 anos de existência da Rádio Rural de Caicó (RN)

Por Marcelo Coelho

A Rádio Rural de Caicó (RN) está completando neste sábado (30), 59 anos de existência. Fundada em 30 de abril de 1963, tinha como Diretor-Geral o Padre Itan Pereira da Silva, e era constituída de uma pequena equipe de colaboradores, entusiastas desse novo projeto para a Região do Seridó: um canal radiofônico capaz de levar aos lares do Município uma Cultura Musical e informativa nunca vista antes pelos habitantes locais.

Uma das primeiras fotos do grupo, formado por locutores, sonoplastas, redatores de notícias, técnico de som e pessoal de secretaria, é conservada historicamente pelos familiares desse pessoal, dirigido pelo então Padre Itan, um idealista que incentivou a evolução desse meio de comunicação em Caicó (RN), além do interesse que teve em manter na época, também, uma publicação jornalística impressa, A FOLHA (semanal).

Na foto acima e na foto abaixo podemos ver parte do grupo: Padre Itan, Evilázio, José Gerôncio, Pedro Celestino, Paulo Celestino, Alcimar de Almeida, Neto Damásio, Getúlio Costa, Moacyr (técnico-geral), Moacir-2 (assistente), Zélia Gurgel, Martha Araújo e mais uma colaboradora (cujo nome me foge à memória).

Do blogue do Xerife: Este blogueiro teve a HONRA de trabalhar na Rádio Rural AM por 35 anos ininterruptos. Inicie meus trabalhos aos 16 anos como repórter de pista nas transmissões esportivas e programa esportivo ao lado de Clóvis Pereira (Pituleira), Dedé Germano, Luciano Vale, Fernando Vale (In Memoriam), Ivaldi de Souza Sales (In Memoriam), Charles Garrido (In Memoriam) e outros que me fogem a memória.

Depois passei a ser locutor-apresentador. Mais adiante redator e apresentador de programas jornalísticos onde daí surgiu meu interesse pelo jornalismo. Fiz de tudo um pouco. Até apresentador do notório programa Violeiros do Seridó. Mas, ganhei notoriedade com o famoso Programa do Xerife da Cidade. Um polêmico programa que tinha de tudo um pouco, sendo política e denúncias a tônica mais forte. Daí surgiu o codinome: O Xerife.

Agradeço a Rádio Rural AM por ter sido a minha escola, a minha casa e a minha iniciação para a verdadeira religiosidade. SOBRETUDO ao meu pai espiritual e conselheiro de todas as horas que me adotou como a um filho: Padre Tércio (In Memoriam-foto acima). Meu primeiro e único diretor. Que me deu também a oportunidade de estudar no glorioso Colégio Diocesano Seridoense (CDS). A história da Rádio Rural se confunde com o Colégio Diocesano, é verdade. A ele devo a gratidão INFINITA de ter criado a minha família, principalmente, meus filhos que como eu, são Diocesanos.

Padre Tércio foi um GUERREIRO da Comunicação no Seridó. A EVANGELIZAÇÃO através da comunicação era seu foco. Avançou e fundou sob sua tutela a primeira Rádio FM do Seridó: Rural 95 FM. Não se conteve e adquiriu mais duas emissoras: Uma em Parelhas (RN) e outra em Currais Novos (RN). Todas mudando de nome para Rádio Rural. Formou uma cadeia de emissoras. Merece todas as HONRAS neste dia.

Parabéns RÁDIO RURAL AM DE CAICÓ (RN). É com os olhos cheios de lágrimas que faço aqui esta homenagem.

A propósito, a Rádio Rural AM comemora a data neste Dia do Trabalhador, domingo (1) primeiro de maio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Recentes

abril 2024
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  
Categorias