Um e-mail do empreiteiro Ricardo Pessoa, um dos delatores da Lava Jato, envolve o ex-ministro do Trabalho Manoel Dias (PDT) em lobby para contornar problemas trabalhistas em obras da Petrobras. O e-mail de Pessoa, dono da construtora UTC, foi entregue por ele à PGR (Procuradoria Geral da República).
Segundo a Folha apurou As questões trabalhistas se referem à construção de plataformas de petróleo e cascos de navios, encomendados pela Petrobras à Engevix e a um consórcio formado por Queiroz Galvão, Camargo Corrêa, Iesa Óleo e Gás e UTC.
Em maio de 2013, as obras estavam paralisadas em decorrência da ação de uma força-tarefa do MPT (Ministério Público do Trabalho) no Rio Grande do Sul. O MPT identificou diversas irregularidades, segundo relato do e-mail de Pessoa: jornada de trabalho “estendida, inclusive com trabalhos aos domingos e sem respeitar o descanso semanal obrigatório”, problemas com a segurança no trabalho e “condições de trabalho, o que inclui alojamentos próprios e de subcontratadas”.